contatos

alternativasindicalsocialista@yahoo.com.br

Poá/Suzano: Sandro (11) 91745859
São Roque: Flávio (11) 75863509




5 de out. de 2010

Diretoria de Ensino de São José dos Campos: Autoritarismo inconsequente.

A Dirigente de Ensino de São José dos Campos na última semana chamou os diretores de escola para uma reunião, segundo relatos totalmente autoritária, onde os diretores não podiam questionar o que estava sendo passado. A ordem era para que a direção das escolas fizesse todo tipo de pressão para que os professores não faltassem, interferindo inclusive no direito a licença-prêmio e aumentando a burocracia para conceder faltas abonadas, exigindo comprovantes e justificativas com atestados da forma mais burocrática possível.

A falta abonada é um processo lógico e racional, já que 6 dias no ano não somos pagos pelo Estado, e por isso temos o direito de faltar por 6 dias sem descontos no pagamento. Caso ocorra algum indeferimento é aconselhável pedir pagamento extra, não iremos de forma alguma trabalhar uma semana de graça para o Estado. A Justificativa para essa pressão toda é que a região de São José dos Campos teria sido a campeã em faltas em São Paulo. A direção da subsede da Apeoesp pediu uma reunião com a dirigente de ensino para receber maiores explicações.

A grande realidade é que com as mudanças na contratação dos temporários ocorridas na última gestão do PSDB em São Paulo a falta de professores substitutos e eventuais encontra-se em um estado generalizado, e o governo acaba jogando nas nossas costas a responsabilidade de "segurar as pontas" dentro das escolas. Os professores sofrem uma carga de stress das maiores possíveis entre os trabalhadores e o absenteísmo acaba sendo uma das formas de resistência cotidiana perante um trabalho tão precário quanto o nosso. São as faltas dentro da margem da lei, como as abonadas, que nos aliviam o dia-a-dia dentro da triste realidade das escolas públicas de São Paulo.

Não aceitaremos pressões desumanas e cruéis sobre a nossa categoria. Se for preciso nos mobilizaremos e realizaremos uma campanha na região contra essas atitudes inconseqüentes vindas da Diretoria de Ensino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário